terça-feira, 2 de março de 2010

Volta e meia me perguntam porque o Blues não faz sucesso.....bem, aqui vão algumas idéias sobre o assunto...

Na década de 80 tivemos um momento excelente para a formação de um mercado grande para o Blues. Havia um público jovem, consumidor, ávido por coisas novas, bem como rádios alternativas com audiência grande, tipo a Fluminense FM, no Rio, e haviam lugares para se tocar que atraiam esse público, como o Circo Voador.

Citei exemplos do Rio, porque sou daqui, mas com certeza condições semelhantes haviam em São Paulo, Porto Alegre e outras capitais importantes do Brasil.

Nesse contexto, 3 representantes do Blues surgiram com amplas possibilidades de sucesso. O primeiro foi Celso Blues Boy, que em 84 estourou aqui no Rio com “Aumenta que isso é rock’n roll” tendo inclusive feito participações no chacrinha e outros programas de massa.

Celso não tocava straight blues, não cantava em inglês e suas letras tinham um viés romântico que com certeza ajudaria a popularizar o gênero. No entanto sua guitarra tem uma pegada e uma “chorada” totalmente característica do Blues, fazendo assim um interessante híbrido sonoro.

Os outros dois artistas surgiram praticamente juntos, em 89, o Blues Etílicos (do qual faço parte) e André Cristovam, ambos lançando discos importantes pela gravadora Eldorado.

André já era veterano da cena de rock paulistana, mas foi com “Mandinga” que ele se tornou conhecido nacionalmente como um artista de Blues. No caso do Blues Etílicos, lançamos “Água Mineral” até hoje um dos discos de blues mais vendidos aqui no Brasil.

O som que esses três nomes faziam era muito distinto, o nome “Blues” é um genérico que comporta inúmeras diferenças estilísticas. Numa comparação esdrúxula, peguemos o genérico “Humanidade” pra entendermos que dentro de um conceito abstrato cabem infinitas diferenças de comportamento e maneiras de agir. O mesmo vale para estilos de música como “Blues”, “Rock”, “MPB” e por aí afora.

Ainda assim carregavam semelhanças estilísticas, os bends e fraseados típicos do gênero, mas principalmente o que tinham em comun é o fato de que compunham músicas próprias e cantavam em português, além do inglês, dois fatores importantissimos para que se crie um público grande em qualquer tipo de música.

O boom que o Blues teve no fim dos anos 80 no Brasil em grande parte se deve a essa soma de fatores, um público interessado no gênero e artistas que souberam traduzir para o português a linguagem do Blues e que ao mesmo tempo tinham seu próprio estilo de compor.

Nenhum dos três faziam Blues tradicional, e acho que pra se ter um blues brasileiro mais popular a mistura é não só saudável como fundamental, uma vez que existem gêneros que se fundiram bem com a música brasileira justamente porque souberam transformar a raiz de suas músicas em frutos brasileiros.

O Rock com a Jovem Guarda, Raul Seixas, Erasmo Carlos, Rita Lee, Barão Vermelho, Titãs, Paralamas e tantos outros.

A Bossa Nova, um gênero criado aqui, mas de inequívocas origens no Jazz americano, fundida com a batida e melodias do samba, e o Reguee, gênero que ate hoje cria sucessos em artistas como Armandinho, Cidade Negra, Gilberto Gil e muitos outros que usaram o estilo em suas composições. O Soul de Tim Maia, Wilson Simonal, Banda Black Rio, Ed Motta, Cassiano e por aí vai.

No entanto, no caso do Blues, as gerações seguintes, em linhas gerais não mantiveram essa linha seguida pelos 3 pioneiros, ou fizeram traduções literais das letras originais e suas melodias, perdendo assim o charme e a criatividade das misturas e a busca com os elementos já existentes no imaginário popular, com isso cada vez mais contribuindo para que o Blues fosse uma música de guetos, de iniciados no gênero.

Um ponto importante que deve ser destacado também, que contribuiu para que o Blues não crescesse mais, é que em meados da década de 90, surgiu no Brasil um movimento de valorização das raízes brasileiras, com isso, grande parte de uma geração de jovens passou a se interessar muito mais por Jackson do Pandeiro do que por Robert Johnson.

Artistas como Chico Science e Nação Zumbi, Raimundos , Lenine, Pedro Luis e a Parede e muitos outros começaram a chamar a atenção de um público enorme para as raízes da música brasileira, e esse público em grande parte não se interessava por gêneros de origem estrangeira.

Assim, o desafio para as novas gerações de músicos é conseguir criar um Blues mais criativo e que se identifique com a realidade de um número maior de brasileiros (sem perder o conhecimento e prática fundamentais que se requer pra se tocar Blues direito) passa pelas misturas com elementos já existentes na música brazuca. Não é obrigatório que se cante em português, mas é obrigatório que se tenha qualidade e criatividade! Vamos pesquisar mais, experimentar mais, ousar mais, criar mais, afinal pra isso que somos músicos.

Pode ser com o Rock, com o Reguee, com Baião, pode ser em inglês ou esperanto, mas deve ter qualidade, conhecimento de Blues e ousadia criativa.

Para finalizar, deve-se levar em conta que o mercado da música hoje em dia esta mais complicado, diluído, são pouquíssimos os artistas que conseguem ter demanda sem apoio estatal ou privado, e o Blues obviamente também sofre com isso, no entanto isso não esta no controle individual dos artistas, mas o tipo de música que fazemos e de que forma iremos fazer esta totalmente no controle individual de cada um.

6 comentários:

eagaspar disse...

Bom Otavio
Eu endosso tudo o que vc disse, só acresento, o Bluzeiro Brasileiro, alem de criar pouco, eles estão tocando pra Bluzeiros, mostrando que sabem fazer os frazeado dos grandes mestre do blues americano, e esquecem de quem paga a conta, O publico A 2 anos atraz aqui em Sampa, começou a ter um movimento pró blues aqui, mas logo terminou, parece que os musicos daqui tem vergonha de cantar em portugues, onde o publico se identificava com a musica, e o artista.
Nossos muisicos são muito criativos, quando resolvem fazer musica, a grande maioria é autentico, quando compoe, que isso é uma grande vantagem, pois a musica tem que ser autentica,se não soa falso e ninguem consegue passar pro publico o que não sente.
Eu faço um trabalho com o pessoal da moda de viola(pra mim isso é blues bruto) os caras compoe com o coração aquilo que sentem, alguns musicos do blues aqui conseguiram mas logo passaram a cantar em Inglêsl e o publico começou a minguar

eagaspar disse...
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Conce & Lisa disse...

Gostaria de acrescentar um fenômeno que considero muito relevante sobre a pouca aceitação do blues: a produção de subjetividades que contribuem para a hipermassificação de lixo cultural. Quando decaímos educacionalmente, quando os laços sociais são enfraquecidos, tudo isso, devido a degradação econômica, gera pouca reflexão,desejo de criação, impossibilitada, principalmente, pelo pouco acesso a leitura e escrita competentes.Não há segmentação;só há os mesmos estilos tocando nas rádios, como o modismo do momento. Tudo planejado. Desta forma nossos alunos nem sabem que existem outros estilos de viver e pensar, logo, todos se transformam em massa de manobra para que tudo continue como está.

Conce & Lisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

As musicas que fazem sucesso hoje contam estórias curtas com forte apelo logo nos primeiros segundos, que é o tempo do sujeito passar para a próxima no seu MP3 player.
A vida agitada pelo celular, internet, transito, televisão nos grandes centros consumidores não propicia tempo e concentração para escutar algo atenciosamente.
Somado a qualidade do MP3 que cansa o ouvido rapidamente (comprovado cientificamente) e a perda de sentimento nas gravações atuais, onde o clima e a "vibe" deu lugar a busca pela "dita" perfeição não há blues que resista.
O importante é que galera é teimosa e sempre vai ter alguém por ai mandando um blues.

tdp disse...

Oi Otávio. Meu nome é Douglas e sou diretor de cinema. Estou começando a produzir um documentário e gostaria de falar com você a respeito do projeto. Como consigo te encontrar? Meu email é douglasdm arroba gmail ponto com. Grande abraço!